Sua casa de cara nova!

Reforma sem quebradeira!

Para quem procura uma alternativa rápida, prática e econômica para dar uma repaginada em casa, cobrir os azulejos antigos pode ser uma ótima opção. Este recurso pode ser aplicado em casas ou apartamentos alugados ou mesmo para substituir aquele azulejo velho, desgastado e com estampas antigas. Como não é necessário remover os azulejos antigos, a reforma é mais rápida e mais barata também. Existem várias formas de cobrir os azulejos da sua casa, a seguir trazemos algumas opções para você escolher a que mais agrada você!

Azulejo sobre azulejo

Apesar de soar um pouco duvidoso, sim, é possível aplicar azulejo sobre azulejo. É um processo confiável e quando aplicado da maneira correta resulta num acabamento perfeito. Para realizar esse procedimento é necessário que o revestimento antigo esteja intacto, ou seja, que não possua rachaduras, peças descoladas, estufadas ou soltas. É importante também usar a argamassa específica para a sobreposição de azulejos cerâmicos. Além disso, esse procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado, pois para um bom acabamento é necessário técnica! Como essa aplicação eleva a espessura da parede, é recomendado apenas para áreas menores como lavabos ou paredes sem instalação de interruptores ou outros detalhes que dificultem o acabamento.

Adesivo vinílico

Os adesivos vinílicos para azulejos estão em alta na decoração de interiores. Isso porque mudam o visual da cozinha ou do banheiro de forma muito prática, além de trazerem um colorido atual para estes ambientes. Apesar de serem feitos para ambientes úmidos, o contato direto com a água deve ser evitado. Portanto certifique-se de aplicá-lo sobre o rodapé do piso e da rodopia da bancada. Evite instalar no interior da ducha. Para realizar a limpeza, utilize apenas um pano úmido com algumas gotas de detergente neutro, não use escovas, álcool, nem produtos abrasivos.

Tecido adesivo impermeável

Outra opção prática e original para quebrar a monotonia de um azulejo antigo e sem graça é aplicar os tecidos adesivos. É possível encontrar esse material com várias estampas e tamanhos. Na hora da compra é importante atentar-se para que o modelo escolhido seja impermeável. Assim como os adesivos vinílicos, sua aplicação deve ser restrita a áreas onde o tecido não entre em contato direto com a água, ok?

Pintura

A aplicação da tinta diretamente sobre os azulejos irá colorir a superfície por completo, elimina as imagens, mas deixa transparecer os rejuntes e texturas. É um recurso barato, de aplicação rápida, mas precisa de uma atenção especial para que a pintura fique bonita e seja duradoura. Essa pintura precisa ser feita com tinta epóxi ou com uma tinta específica para a pintura de azulejos. Esses tipos de tintas é que tornam o procedimento possível, até mesmo para as áreas molhadas, como o interior do box, evitando que a superfície descasque.

Textura

A textura também pode ser aplicada para cobrir os azulejos antigos, com elas conseguiremos criar nas paredes diversos efeitos que vão desde o tradicional grafiato rústico até efeitos mais específicos que simulam a madeira, linho, camurça, mármore, etc. A aplicação da textura envolve todo um processo específico que deve ser realizado por um profissional experiente para garantir um bom resultado.

Massa acrílica

A massa acrílica possibilita nivelar a parede de azulejos eliminando os rejuntes, e qualquer sinais de relevo que as peças cerâmicas possam apresentar, conseguindo assim um aspecto liso de parede em alvenaria comum. A aplicação deve ser feita por um profissional, pois ele fará a correção das imperfeições. Com os azulejos perfeitamente cobertos basta realizar a pintura da parede normalmente, e para um resultado mais duradouro utilize a tinta acrílica que é mais resistente e fácil de limpar.

Pronto, agora não tem mais desculpa. Basta escolher a técnica e o local que pretende repaginar e colocar a mão na massa. Se precisar da ajuda de um profissional, baixe o 1.000 Obras, que indicamos um parceiro para te auxiliar nessa empreitada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *