Círculo Cromático

Se você é do tipo de pessoa que acha que basta escolher suas cores favoritas e misturá-las na decoração de um ambiente para criar um resultado incrível, então provavelmente você ainda não conhece o círculo cromático e a diferença que ele pode fazer na decoração do seu espaço! O círculo cromático é usado por profissionais de diversas áreas para acertar na forma como as cores podem ser usadas em um mesmo espaço de maneira harmônica, e não é à toa que ele é considerado como uma espécie de guia fundamental para arquitetos e decoradores.

Conhecer o círculo cromático e saber como aplicar as possibilidades apresentadas por ele é o segredo de uma combinação de cores equilibrada e agradável. Ficou interessado no assunto? Confira a seguir as maravilhas que o círculo cromático pode fazer pela decoração do seu espaço!

Cores análogas x complementares

Um dos primeiros conceitos que devem ser compreendidos quando o assunto é círculo cromático é o de cores análogas, que nada mais são do que aquelas que estão uma ao lado da outra no círculo, e as cores complementares, que se encontram em posições opostas no círculo. De acordo com o pintor surrealista Marc Chagall, todas as cores são amigas de suas vizinhas e amantes de seus opostos. Para usar essa definição na decoração, você pode combinar duas ou mais cores que estejam lado a lado, até o limite de 5 tons (o ideal é usar entre 2 e 3), seguindo o conceito de cores análogas, ou combinar aquelas que estejam em lados opostos, apostando na ideia de complementação entre dois tons.

Um triângulo mágico

Para quem deseja mesclar 3 cores criando uma sensação vibrante, a escolha do esquema de triângulação é uma ótima aposta. Essa relação é estabelecida através de tonalidades que estão equidistantes no círculo cromático, formando uma espécie de triângulo que produz ótimos efeitos para ser usado na decoração de qualquer ambiente, desde o quarto até a sala de estar.

O retângulo perfeito

A melhor forma de compreender essa combinação de cores é olhando para o desenho do retângulo no círculo cromático. Através do retângulo é possível combinar 4 tonalidades diferentes na decoração, sendo uma delas primária, duas complementares, e uma adicional que irá acentuar as demais. Lembre-se de equilibrar o uso de itens coloridos com peças mais neutras, em tons de branco, preto e bege, para não sobrecarregar o ambiente.

A fenda que encanta

Muitas pessoas confundem a combinação em fenda, também conhecida como meio-complementar, com a triangulação, já que ela também forma o desenho de um triângulo quando aplicada sobre o círculo cromático. A diferença entre essas duas possibilidades está no fato de que no triângulo as cores são equidistantes, ou seja, apresentam a mesma distância entre si, enquanto na fenda é escolhida uma cor primária e outras duas complementares no lado oposto do círculo, formando uma relação com contraste menos intenso.

Um quadrado de harmonia

Outra possibilidade de combinação que trazemos nesse texto é o quadrado, capaz de integrar 4 cores equidistantes umas das outras. Essa relação produz um efeito de alegria e diversão na decoração, sendo por isso ideal para ser utilizada em quartos infantis, áreas de lazer, etc. Quem deseja uma opção para combinar 4 tons diferentes pode apostar no quadrado para alcançar excelentes resultados.

O segredo é o equilíbrio

Seja qual for o esquema de cores que você escolher para aplicar na decoração de seu imóvel, lembre-se de buscar equilíbrio entre as diferentes tonalidades. Procure não usar cores intensas em ambientes onde a prioridade é o relaxamento, como o quarto, por exemplo. Conhecer o significado das cores e as sensações que elas provocam também é uma ótima ideia para não correr o risco de errar na hora de escolher uma nova tonalidade para sua casa. Além disso, mesclar peças coloridas com itens em tons mais sóbrios, como o preto, o branco e o cinza, é uma ótima forma de compor uma combinação equilibrada.  Se precisar da ajuda de um profissional, encontre os melhores mais perto de você! Baixe agora o 1.000 Obras, o app da reforma e construção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *