3 importantes motivos para fazer a manutenção da caixa de gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou que vem do lava-louças. Parte importante do sistema de esgoto que compõe uma casa, sua função é impedir que a gordura entre nos sistemas aeróbios e anaeróbios, a fim de não provocar entupimento e colapso no tratamento. Utilizada em casas e estabelecimentos comerciais, a caixa de gordura é essencial para a segurança e o bom desempenho dos encanamentos e sistemas de escoamento de esgoto e das construções. Por isso, é importante prestar atenção e mantê-la limpa.

A limpeza de caixa de gordura deve ser feita a cada três meses. No caso de condomínios, a periodicidade será diferente, pois há prédios com caixa de gordura com maior ou menor capacidade de reservar os resíduos. Muitas construtoras fazem caixas de gordura menores ou mais rasas, levando a necessidade de uma limpeza de caixa de gordura mensal. Esse trabalho deve ser executado por empresas especializadas devido ao grande volume de efluentes contidos nas caixas de gordura coletivas.

Limpeza de caixa de gordura profissional

O procedimento de limpeza de caixa de gordura é feito por meio de caminhões tipo limpa fossa que possuem bomba de sucção e tanque para acúmulo do efluente. Após a realização desse serviço de limpeza, os dejetos coletados devem ser encaminhados para o local adequado, onde poderão ter o correto descarte e um possível reaproveitamento. Para que este tipo de serviço seja realizado corretamente, é preciso de técnicos treinados e equipamentos apropriados.

A falta de limpeza da caixa de gordura pode gerar alguns transtornos, como:

  • Entupimentos;
  • Transbordamentos;
  • Mau cheiro;
  • Aparecimento de pragas (como ratos e baratas).

A situação é ainda mais calamitosa quando se trata de condomínios comerciais e residenciais. Para estar sempre em dia com a limpeza da caixa de gordura, o síndico ou administrador deve elaborar um calendário, com a previsão dos meses em que deve acontecer a limpeza. Para facilitar ainda mais a organização dessa manutenção, os condomínios contam com a opção de fazer um contrato trimestral de manutenção e limpeza de caixa de gordura com as empresas especializadas.

Prevenção

O bom funcionamento de uma caixa de gordura pode ser prejudicado por maus hábitos. O óleo usado para frituras e os restos de comida jogados pelo ralo da pia acabam se acumulando nas paredes do encanamento e com o tempo impedem que a água escoe normalmente. Depois de um tempo, o encanamento pode entupir, o que traz vários transtornos para o proprietário. Lembre-se: o custo do desentupimento de caixa de gordura é superior ao de uma manutenção.

Quando foi a última revisão das condições da caixa de gordura da sua casa ou condomínio?

Não espere ocorrer um entupimento para realizar a limpeza da caixa de gordura. Conte com profissionais especializados! Baixe agora o 1.000 Obras e encontre um profissional para realizar essa manutenção perto de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *