Telhado ou Laje. Qual a melhor opção?

Telhado ou Laje? É uma dúvida frequente na hora de decidir qual o melhor tipo de cobertura para a casa. Afinal qual a melhor opção? As pessoas que estão construindo buscam beleza arquitetônica e principalmente segurança e tranquilidade de que o telhado protegerá sua casa e sua família. Tanto o telhado quanto a laje possuem características particulares e para decidir pela melhor opção é necessário conhecer essas características.

 

Conheça as vantagens e desvantagens entre o telhado ou laje.

 

Laje:

As lajes são as coberturas mais utilizadas na maioria das construções, porém um problema comum é a impermeabilização da laje que nem sempre é feita de forma adequada e com o passar do tempo começam a surgir problemas relacionados a infiltrações.

Ao optar por uma laje é necessário estar atento às formas existentes de impermeabilização, existem as mantas, o fibrocimento, as pinturas impermeabilizantes entre outros. Além do cuidado na hora de impermeabilizar, a manutenção da laje é necessária para evitar problemas.

Existem sim pontos negativos em relação à laje como, por exemplo, peso sobre a estrutura e impermeabilização. Porém também existem vários pontos que contam em favor da laje.

Ela evita que haja verticalização da construção, possibilita criar espaços, com devido planejamento a laje se torna uma alternativa para um terraço, ou instalação de cômodos para aumentar o espaço útil da casa.

 

Pontos positivos e pontos negativos do telhado.

 

O telhado é muito comum nas construções no Brasil, as telhas fundamentais para compor o telhado são encontradas em diferentes modelos e também produzidas com diversos materiais: existem as telhas naturais, coloridas, esmaltadas, recicladas entre outras. Todas as telhas precisam de um sistema de que garanta a sustentação do telhado que é o madeiramento.

É possível encontrar telhas que variam conforme o desenho ou a função específica da telha. Existem as telhas: Portuguesa, americana, germânica, francesa, colonial e etc. O que varia de um modelo para o outro é a forma da peça, a condução da água e seu encaixe.

 

Sustentação do telhado.

 

A sustentação do telhado é fundamental para garantir segurança na construção. A sustentação do telhado é composto por terças, que correspondem a parte robusta do telhado, elas são responsáveis pela sustentação dos caibros, esses tem a função de sustentar as ripas onde as telhas são encaixadas.

Um telhado seguro e de qualidade precisa ser feito com materiais de qualidade e boa procedência, bons materiais, mão de obra qualificada são a garantia de um telhado funcionando de forma perfeita.

 

Subcoberturas para proteger a construção.

 

As subcoberturas são compostas por mantas que contribuem no quesito segurança da cobertura impedindo possíveis vazamentos e contribuindo para o isolamento térmico. Existem vários tipos de mantas

Metálicas:

  • As telhas metálicas podem ser encontradas tipo sanduiche, ou seja, um conjunto de duas telhas com isolamento térmico entre elas e também, as telhas simples; 
  • Os desenhos achados no mercado podem ser encontrados em forma de: telha forro, onduladas ou trapezoidais cada desenho têm diversos desenhos no qual cada um permite um determinado vão ou inclinação diferente; 
  • Podem ser encontradas de alumínio ou de ação, algumas são galvanizadas  em seu acabamento, pintura eletrostática e etc;

 

  • Os benefícios em escolher por esse tipo de telha é a sua baixa inclinação e a leveza que poupa a estrutura e o rápido processo de montagem.

 

Fibrocimento:

  • Sua principal vantagem é a facilidade de aplicação e o baixo custo. No entanto é necessário fazer um planejamento com antecedência, pois interior da construção pode esquentar demais com a instalação do fibrocimento.

O melhor durante uma obra é consultar profissionais qualificados para realizar a sua obra. Além da qualidade dos profissionais escolhidos para a execução da obra, a escolha de materiais de qualidade também é fundamental garantindo que o seu telhado além de funcional também tenha beleza estética e garanta segurança a sua família.

Agora fica por sua conta decidir qual a melhor alternativa para a sua construção, optar pelo telhado ou laje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *