Piso para cozinha: Saiba como escolher!

Construindo ou reformando a escolha do piso para cozinha deve ser muito bem planejada. Afinal a cozinha na maioria das casas é o ambiente onde as pessoas mais circulam e precisa ser limpo com mais frequência.

Claro que não se deve pensar somente em pisos fáceis de limpar, é necessário levar em conta alguns critérios, como estética, qualidade, para que o ambiente além de funcional seja também um ambiente aconchegante e bonito.

Na hora da escolha do piso para cozinha deve levar em conta a quantidade de pessoas que circulam na casa, se são crianças, adultos, idosos, se a casa tem animais de estimação, dependendo de quem usa a cozinha podem acontecer escorregões, arranhões nas peças, e dificuldade de limpeza.

Por isso, leve em consideração todos os critérios citados para não ter decepções futuras. Lembre-se que nessa escolha o preço e a estética podem ser relativos. Por isso temos algumas dicas sobre os pisos mais utilizados nas cozinhas.

 

Saiba mais sobre os tipos de piso para cozinha antes da escolha definitiva.

Conhecer um pouco mais sobre cada piso é importantíssimo para fazer uma escolha consciente e sem arrependimentos futuros:

 

Porcelanato:

  • O porcelanato faz sucesso por conta da sua beleza estética, é um piso fácil de limpar semelhante a um piso frio, porém com estética considerada superior;

 

  • Existem vários tipos de porcelanato cada um com as suas particularidades O polido, por exemplo, é fácil de limpar, possui alta resistência, alto brilho, baixa absorção de sujeira e uma gama bastante grande de cores;

 

  • Possui um ponto negativo, o fato de ser polido oferece riscos quando esta úmido ou levemente molhado tornando-se escorregadio;

 

Porcelanato Acetinado:

 

O porcelanato acetinado é menos escorregadio por receber polimento. Como não tem brilho pode ser mais agradável visualmente e contribuir para a decoração da cozinha. Existem várias cores e modelos, alguns inclusive imitam cimento queimado que se tornou uma grande tendência na decoração para cozinhas.

 

Cerâmica:

 

  • A cerâmica talvez seja um dos pisos mais tradicionais a serem utilizados na cozinha, existem cerâmicas de todos os preços, cores, tamanhos e estilos. É necessário observar o PEI, sigla que caracteriza a resistência do piso em relação ao tráfego que ele aguenta.  A movimentação de pessoas e objetos sobre uma superfície cerâmica esmaltada causa desgaste do material;
  • São cinco índices no total e para cozinha indica-se as cerâmicas de PEI 3 com média á alta resistência. A cerâmica com o PEI 3 é perfeita para ser utilizada na cozinha;

 

  • As cerâmicas costumam ser mais acessíveis do que os outros pisos comentados aqui, e também possuem um padrão estético satisfatório deixando as cozinhas muito bonitas, além disso, a cerâmica costuma ser fácil de limpar e oferece menos riscos de acidentes.

 

Madeira:

 

  • A madeira é u material muito atraente para uma cozinha, além da beleza existe a questão do valor, é um dos pisos mais caros;

 

  • É inegável que a madeira encanta e pode ser o sonho de muitas pessoas colocarem esse tipo de piso em suas cozinhas, ela de fato remete a uma sensação de aconchego considerando o fato de que o ambiente fica mais quente;

 

  • Costuma ser ideal para as regiões mais frias, porem exige mais manutenção. Além de ser tratada contra cupim regularmente, ela também deve ser lixada e encerada ou envernizada com certa frequência.

 

Piso Vinílico:

 

O piso vinílico oferece vantagens como a facilidade da colocação é rápido e pratico podendo ser instalado em pouco tempo.

Para quem gosta de madeira mais procura uma versão mais barata o piso vinílico é ideal, eles imitam perfeitamente a madeira dando a mesma sensação de aconchego.

O custo é uma das outras vantagens desse piso, também existem versões que podem ser podem ser instaladas em áreas úmidas ou molhadas, o que torna essa opção de piso para cozinha bem atraente.

Então gostou das dicas? Esses são apenas algumas das opções de pisos que existem e você pode instalar na sua cozinha. Agora que você conhece mais detalhes sobre cada um vai ficar muito mais fácil na hora de escolher. Para encontrar um profissional e os materiais para sua obra, acesse, 1000obras.com.br/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *